Miguel

Miguel

sábado, 12 de abril de 2014

37 semanas

Como seu bebê está crescendo

Parabéns! Teoricamente o bebê está pronto. Se nascer a partir de agora, não será mais considerado prematuro, e sim um bebê "a termo". Mas, quanto mais tempo ele ficar na barriga para ganhar peso, melhor.

Esta semana o bebê está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer.

Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebê, e vão formar seu primeiro cocô, uma mistura quase preta chamada mecônio. Veja aqui qual é a cara do primeiro cocô do bebê.

Alguns bebês nascem bem cabeludos, e outros completamente carecas. Saiba no entanto que tanto a cor quanto a textura do cabelo (liso, crespo, grosso, fino) podem mudar depois dos primeiros meses.

C






Como fica sua vida

É provável que esta semana você tenha dificuldades para dormir. Há pesquisas mostrando que o terceiro trimestre é o pior para o sono da grávida. Dormir quase sentada, com a ajuda de travesseiros, ajuda a aliviar a azia. Leia mais sobre como se alimentar bem neste finzinho de gravidez.

Nesta etapa talvez você sinta com mais frequência as contrações de treinamento. Às vezes elas vêm seguidas e dão até a impressão de que é o trabalho de parto. Para ser trabalho de parto mesmo, elas têm de ser cada vez mais fortes.

É possível que você tenha mais secreção vaginal. Isso é normal. Um fiapinho de sangue na calcinha também não é motivo de preocupação. Mas procure o médico se tiver sangramento de verdade.

Confira seu calendário do bem-estar para esta semana



Seu Bebê
Veja o que aconteceu com o desenvolvimento do seu bebê na última semana.
Medindo."Ganhar um pouco de peso todo dia me ajuda a ficar pronto para o grande dia." É provável que o seu bebê tenha mais de 50 cm de comprimento e pese entre 2,7 e 3 quilogramas, aproximando-se do peso final de nascimento. Estas últimas semanas são importantes. Ele ainda está ganhando 15 gramas de gordura por dia. Esta gordura ajuda o corpo a regular sua temperatura e os níveis de sangue e açúcar. O cérebro e o crânio que o abriga continuam a crescer.
Ajeitando a saída. O seu bebê parece que está mais para baixo nestes últimos dias? Você pode sentir como se ele tivesse caído por sua pélvis - e talvez tenha mesmo. Esta queda, chamada de acoplamento, pode ocorrer algumas semanas antes do bebê nascer. A nova posição, mais baixa, pode tirar um pouco da pressão sobre seus pulmões e diafragma, fazendo com que respirar seja mais fácil para você.

Sua Gravidez
Possibilidade de uma cesárea. Se o bebê estiver em pé, será necessário acomodá-lo na posição correta. Se não estiver sendo fácil, seria interessante considerar a possibilidade de uma cesárea.
Bagagem pronta. Já guardou tudo para ir à maternidade? É recomendável que você tenha a mala pronta e a mão. Algumas vezes os bebês decidem chegar antes do tempo. Para saber mais sobre o que levar para a maternidade: clique aqui.
Leve o necessário. Batas de dormir, pantuflas anti-escorregadias, roupa interior e todas as coisas do bebê.
O que não devo levar? Jóias, cartões de crédito e carteira. São importantes a sua carteira de identidade, seu cartão do plano de saúde, revistas e alguma coisa para comer.
Aos pais: não se esqueçam da câmera fotográfica, algo de roupa para se trocar e seus artigos de limpeza pessoal.
Últimas verificações. Seu médico vai fazer vários exames pélvicos nesta etapa final para determinar a dilatação do colo do útero e outros sinais de parto.
Conselhos dos especialistas. A Dra. Dixon sugere que você compre para o bebê roupa folgada e de fácil manipulação, com amplas aberturas no pescoço para evitar qualquer asfixia ou afogamento. Leia sobre: Recomendações para evitar a síndrome de morte súbita infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário